Quando uma criança faz perguntas praticamente impossíveis de responder, muitos pais e até mesmo alguns professores ficam sem saber o que responder. Porém, tais questionamentos não são exclusivos apenas para crianças, muitos adultos se questionam sobre diversas coisas do universo.

Não se trata apenas sobre o nascimento da galinha, mas também de curiosidades do dia a dia de cada pessoa. Questionamentos diversos e mais difíceis só podem ser respondidos por cientistas, que trabalham constantemente para responder as perguntas mais difíceis do mundo.

Veja alguns questionamentos que o Ultra Curioso selecionou.

1- Porque os dedos ficam enrugados depois de muito tempo na piscina?

pruney-600x300

Aquelas ruguinhas que ficam no dedo após horas na piscina ou banheira tem uma resposta. Cientistas da Grã-Bretanha sugerem que a função das rugas é tornar mais fácil o manuseio de objetos embaixo d’água. No entanto, as últimas pesquisas realizadas na Universidade de New Castle revelaram que tais rugas são sinais de vasoconstrição como resposta à água. É uma reação automática e sem função alguma, refutando a sugestão citada anteriormente.

2- Como as geleiras de formam?

antartida-600x300

A resposta é simples, os cristais de gelo demoram anos para se acumular no entanto, nunca ficam elevados o suficiente para derreter o gelo e a neve. Quando muito volume é acumulado a neve sofre mais pressão do peso. Assim, as geleiras são formadas quando a neve é comprimida, se transformando em gelo.

3- Porque temos tipos sanguíneos diferentes?

grupos-sanguineos-600x269

Segundo pesquisadores, entre 30.000 e 40.000 anos a.C os homens das cavernas tinham sangue tipo O. Nesse período todos tinham o mesmo tipo sanguíneo. Mas na medida em que a população foi crescendo e assim foram surgindo novas variações de tipos sanguíneos. Entre 25.000 a 15.000 a.C na região do Oriente Médio e Ásia, surgiu o tipo sanguíneo A. Na Cordilheira do Himalaia, por volta de 10.000 a 15.000 a.C, surgiu o tipo B, pois os habitantes precisavam se adaptar ao clima diferenciado. Considerado o mais raro, o tipo AB foi o último a surgir, atualmente o tipo AB abrange apenas 2 a 5% da população mundial.

4- Porque nós dormimos?

aHR0cDovL2kuaHVmZnBvc3QuY29tL2dlbi8yNDM0NTc2L2ltYWdlcy9vLUJFQi1ET1JNSU5ETy1mYWNlYm9vay5qcGc-600x300

Alguns cientistas ainda não dão certeza sobre esse fenômeno, mas em termos gerais, os cientistas acreditam que nós dormimos para permitir que nosso cérebro ou corpo se recupere. Eles também acreditam que o sono é uma oportunidade de limpar o cérebro de resíduos.

5- Porque ficamos grisalhos?

cabelos-brancos-grisalhos-600x300

Todo cabelo possui um pigmento chamado melanina, que torna o cabelo claro ou escuro e a mistura desses dois tipos dá cor aos fios. Porém, em algum momento da vida de cada pessoa a produção de melanina começa a diminuir. Estudos apontam que as células tronco que dão origem aos melanócitos fazendo com que a renovação deles pare. Não é possível prever em qual fase da vida os cabelos começam a ficar grisalhos, mas condições como depressão e stress pode acelerar o processo.

6- Porque as estrelas não brilham de dia?

the-night-sky-700504_960_720-600x337

As estrelas brilham o dia todo e noite, porém, não é possível encontrar seu brilho porque o Sol, que também é uma estrela, dá mais luz durante o dia pois está mais próximo de nós do que qualquer estrela. Por essa razão só pode-se ver estrelas durante a noite pois é quando o Sol está do outro lado da terra.

Algumas coisas a ciência ainda não explicou, mas existem muitas respostas para várias perguntas.

Anúncios